Palácio de Luz


Palácio de Luz


comentários  

       

O Palácio da Luz a antiga sede do Governo de Estado foi construído no final do século XVIII, com o auxilio de mão-de-obra indígena, para servir de residência ao capitão-mor Antônio de Castro Viana. Posteriormente pertenceu a Câmara Municipal e por uma Provisão Régia de 27 de julho de 1814, foi adquirida pelo Governo Imperial. Ainda na primeira metade do século XIX, a edificação passou por uma série de transformações. Em 1931, Antonio Simões Ferreira e o pedreiro Braz Quintão de Souza apresentaram uma planta para o paredão do "Largo do Palácio".

No ano de 1839, foram realizados alguns acréscimos que levaram a edificação até a rua de baixo, atual Rua Sena Madureira. No governo do Presidente da província, Coronel Ignácio de Vasconcelos (1844/1847), foi construída uma muralha de "384 palmos de extensão" criando "um lugar que foi por muito tempo uma espécie de passeio público, pois que ele levantou pilares na referida muralha, guarneceu-a de assentos e gradaria de ferro e colocou no centro uma escadaria para dar passagem para a rua de baixo".

No inicio de segunda metade do século XIX, realizaram-se obras nas salas da frente do edifício, reconstruiu-se o terraço, os jardins e os aterros do quintal. Em 1892, os beirais de tornaram obsoletos sendo substituídos pela cimalha elevada. Na segunda metade do século XX parte da edificação foi destruída para a abertura da rua Guilherme rocha. Em 1975, no governo Cesar Cals, passou a abrigar a Casa de Cultura Raimundo Cela e, hoje, sedia a Academia Cearense de Letras. O antigo Palácio do Governo esta localizado entre as ruas Sena Madureira, do Rosário, Guilherme Rocha e a Praça General Tibúrcio.

O edifício foi construído de acordo com a técnica tradicional de tijolo e madeira, utilizando-se material da região. Em virtude das inúmeras alterações sofridas ao longo do tempo, não é possível defini-lo dentro de um movimento arquitetônico específico. A edificação destaca-se por seu valor histórico e por ser parte integrante do conjunto urbano que compreende a Assembléia Provincial e a Praça General Tibúrcio.

Palace of Light

The Palace of Light the former headquarters of the Government of State was built at the end of the eighteenth century, with the help of labor-indigenous, to serve as the residence of the master-mor Antônio de Castro Viana. Later owned by the City Council and a Royal Provision of 27 July 1814, was acquired by the Imperial Government. Even in the first half of the nineteenth century, the building went through a series of transformations. In 1931, Antonio Simoes Ferreira and Braz bricklayer Quintao de Souza presented a plan for the wall of the "Square of the Palace."

In the year 1839, some additions were made that led to building up the street of low, current Rua Sena Madureira. In government the President of the province, Colonel Ignacio de Vasconcelos (1844/1847), was built a wall of "384 palmos extension of" creating "a place that was for long a kind of promenade, as it raised in the pillars wall, trimming it to seat and degree of iron and put a staircase in the center to move to a low road. "

Early in the second half of the nineteenth century, there were works in the front rooms of the building, the roof is rebuilt, the gardens and the backyard of landfills. In 1892, the eaves of obsolete and replaced by high talon. In the second half of the twentieth century the building was destroyed to open the street Guilherme rock. In 1975, the government Cesar Cals, the house passed the House of Culture Raimundo Cela and today houses the Academy of Arts Cearense. The former Palace of Government is located between the streets Sena Madureira, of the Rosary, and Guilherme Rocha Praça General Tibúrcio.

The building was constructed according to the traditional technique of brick and wood, using material from the region. Given the numerous changes experienced over time, you can not define it within a specific architectural movement. The building stands out for its historic value as part of a series which includes the Urban Assembly and Provincial General Tibúrcio Square.

 





comments powered by Disqus

Vila das Artes

Equipamento cultural vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Vi...


Casa de Juvenal Galeno

Fundada em 27 de setembro de 1919, é uma instituição mantida pela Secretaria...


Professor João Felipe

A primeira Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, chamada de ...


Palácio do Comércio

Federação das Associações de Comércio e Industrias do Cear&aac...


Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma - hoje Rua Ma...


Museu do Ceará

O prédio que hoje abriga o Museu do Ceará teve sua construção iniciad...


Igreja do Rosário

Em 1730 um negro escravo africano tomou a iniciativa de erguer uma capelinha de taipa e palha no ...


Palácio de Luz

O Palácio da Luz a antiga sede do Governo de Estado foi construído no final do s&ea...


Igreja Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo nasceu de uma simples capela no mesmo sítio onde hoje se ergue a Matriz,...


Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará

Foi fundado em 04 de março de 1887, o Instituto Histórico Geográfico e Antro...


Associação dos Merceeiros

A Associação dos Merceeiros foi criada em 05 de abril de 1914 para proteger os pequ...


Theatro José de Alencar

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala ...


Arquivo Público do Estado do Ceará

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como &oa...


   
Fonte: Palácio de Luz