Tem cinema latino contemporâneo no cineclube Vila das Artes

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Tem cinema latino contemporâneo no cineclube Vila das Artes

Ao longo do mês, serão exibidos trabalhos argentinos, uruguaios, paraguaios, peruanos, mexicanos, entre outros.



Depois do Cinema Contemporâneo Brasileiro, o Cineclube Vila das Artes apresenta em maio uma mostra que propõe uma incursão pela recente produção cinematográfica de distintos países latino-americanos. Não se trata de um panorama do que foi produzido nos últimos anos no continente, mas de um esforço de reflexão sobre como o cinema pode ser instrumento de reinvenção de territórios e evidenciar modos de existência (e resistência). Em imagens que se aproximam e dialogam, ora em sua forma, ora em seus gestos políticos, os filmes recusam temáticas totalizantes e discutem fronteiras, afetividades, cotidianos e acidentes, tocando em singularidades locais e abordando experiências que operam nas superfícies.

Ao longo do mês, serão exibidos trabalhos argentinos, uruguaios, paraguaios, peruanos, mexicanos, entre outros. A proposta não é cristalizar cinematografias, mas abrir a discussão sobre a realidade latino-americana, comprometendo o espectador estética e politicamente. A curadoria é de Diego Hoefel, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e Juliane Peixoto, assistente de coordenação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

As sessões acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro). Após as exibições, realizadores, professores e pesquisadores debatem as obras com o público. A entrada é gratuita.


Programação

Dia 2

Las Acacias (Direção: Pablo Giorgelli. Argentina/Espanha, 2011)

Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas a viagem de hoje será diferente, pois em uma parada perto de Assunção Jacinta aparece uma hora depois para começar uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén descobre que a pequena Anahí, de 8 meses, viajará com eles. Participou da Semana da Crítica da 64º edição do Festival de Cannes. Vencedor do prêmio Camera D'or para melhor diretor estreante.

Dia 9

Ano Bissexto (Direção: Michael Rowe. México, 2010)

Laura é uma mulher solitária, alimenta-se à base de sopas aquecidas no microondas, e todas as noites traz alguém novo para casa, com quem tem relações sexuais sem sequer conhecer o seu nome. Toda essa rotina altera-se quando conhece Arturo, um homem que a usa para pôr em prática as suas fantasias sadomasoquistas. Participou da Quinzena dos Realizadores da 63º edição do Festival de Cannes. Vencedor do prêmio Camera D'or para melhor diretor estreante.

Dia 16

Outubro (Direção: Diego e Daniel Veja. Peru, 2010)

Clemente é um homem tímido, dono de uma loja de penhores. Sua vizinha Sofia, uma mulher solteira, o vê como a única esperança de sair da solidão. Todo mês de outubro, ela é devota do culto de Nosso Senhor dos Milagres. Um dia, Clemente descobre na porta de sua casa um bebê recém-nascido, fruto de sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto ele procura pela mãe da criança, Sofia começa a tomar conta do bebê. Com a nova situação, Clemente descobre afetos e emoções que nunca havia sentido. Participou da mostra "Um Certo Olhar" da 63º edição do Festival de Cannes.

Dia 23

La Mirada Invisible (Direção: Diego Lerman. Argentina/França/Espanha, 2010)

Maria Teresa, de 23 anos, é contratada como assistente de um colégio de elite em Buenos Aires. Enquanto a Argentina sofre os últimos momentos da ditadura militar, a direção da escola procura manter uma rotina de ensino tradicional e os alunos à parte da realidade do país. O supervisor chefe vê nela a funcionária que esperava e a instrui para ser o olho que tudo vê. Maria incorpora então o papel da vigilante deste mundo restrito e rigoroso, zelando avidamente pelo cumprimento das leis. Inspirado no romance "Ciencias Morales", de Martín Kohan. Participou da Quinzena dos Realizadores da 63º edição do Festival de Cannes. Participou também do Festival de Sundance de 2010, ganhando o prêmio NHK por melhor roteiro.

Dia 30

A Casa (Foto - Direção: Gustavo Hernández. Uruguai, 2010)

Laura e seu pai Wilson se hospedam em uma casa para avaliá-la, já que seu proprietário vai colocá-la à venda em breve. Laura ouve um barulho que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. O enredo é baseado em uma história que aconteceu em 1944 em um pequeno vilarejo do Uruguai. Em uma única tomada, o filme mostra os últimos 78 minutos em que Laura tenta sair da casa. Participou da Quinzena dos Realizadores da 63º edição do Festival de Cannes.


Serviço

Mostra Cine Latino Contemporâneo. Dias 2, 9, 16, 23 e 30, sempre a partir das 18h30, na Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro). Entrada gratuita. Contato: 3105-1410.

 


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