Comércio de Fortaleza abrirá as portas no feriado de Tiradentes

Comércio de Fortaleza abrirá as portas no feriado de Tiradentes

Ao longo de 2017, são 13 feriados nacionais, dois estaduais e três municipais em Fortaleza.


As lojas de rua do Centro de Fortaleza e dos shoppings vão funcionar normalmente nesta sexta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes. Esta é a segunda data comemorativa neste ano que o comércio abrirá as portas. A última vez foi no dia 25 de março, feriado estadual da Carta Magna do Ceará.

A medida busca minimizar as perdas com o baixo movimento dos últimos meses de desaceleração da economia brasileira. O acordo firmado entre o sindicato dos lojistas e dos trabalhadores inclui ainda a abertura do comércio em outros três feriados: 15 de junho (Corpus Christi); 12 de outubro (Dia Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças); e 15 de novembro (Dia da Proclamação da República).

Na avaliação da CDL de Fortaleza, entidade representante do varejo na Capital, tem sido vantajoso atender os consumidores no feriado. "No dia 25 de março, que foi um sábado, o movimento e as vendas nas lojas do Centro foram similares aos dias comuns. Esperamos o mesmo resultado para os próximos feriados em que abriremos", afirma o diretor da CDL, Assis Cavalcante.

Com a decisão de abrir as lojas, ganha o comércio (que pode vender mais) e os colaboradores (que recebem benefícios financeiros), já que, de acordo com levantamento feito pelo setor, o varejo brasileiro deve perder R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais.

Ao longo de 2017, são 13 feriados nacionais, dois estaduais e três municipais em Fortaleza. Além disso, cinco feriados são prolongados, ou seja, que acontecem na sexta-feira ou segunda-feira, e outros seis que por serem na quinta-feira ou terça-feira podem ser "imprensados". 

 


Comentários

blog comments powered by Disqus