Cineclube 24 Quadros realiza mostra com filmes góticos

Em fevereiro, o Cineclube 24 Quadros realiza mostra com filmes góticos, de bruxaria e vampirismo

Mostra celebra cultura gótica, o universo do horror e os 120 anos de lançamento do livro Drácula de Bram Stoker


No mês de fevereiro, o Cineclube 24 Quadros aproveita os 120 anos do lançamento do livro Drácula, de Bram Stoker, que deu inicio a uma série de filmes com temática gótica, de vampirismo e bruxaria e realiza a mostra Universo Gótico: Bruxaria e Vampirismo no Cinema. As exibições acontecem toda sexta-feira, às 18h30, no auditório da Vila das Artes. A entrada é gratuita.

Há exatos 120 anos o escritor irlandês Bram Stoker publicava Drácula, romance gótico por excelência, que popularizou a figura do vampiro nos quatro cantos do planeta e continua tão influente quanto no início do século passado.

Todo o fenômeno do vampirismo moderno, surgido a partir dessa obra-prima literária acabou se estendendo, posteriormente para outras mídias como o cinema, os quadrinhos, o teatro e a televisão, gerando um número infindável de adaptações. Celebrando essa data histórica, a cultura gótica e o universo do horror, o Cineclube 24 Quadros exibe nesse mês de fevereiro algumas obras que vão deixar todos arrepiados.

Sobre o 24 Quadros

O grupo 24 Quadros surgiu em decorrência de encontros semanais, promovidos na Vila das Artes, envolvendo pessoas de diferentes tipos de formação que tinham em comum o gosto pelo cinema, assim como o desejo de promover a cinefilía no contexto cearense, criando mais um espaço de encontro, discussão e entretenimento no âmbito da capital alencarina.

Programação completa:

03/02- O Ciclo do Pavor (1966) 

Sinopse: No século XIX, médico é chamado a um pequeno vilarejo para fazer autópsia em mulher que morreu sob estranhas circunstâncias. Instigado pelo mistério da morte e pela suspeita de ter sido provocada por um ritual, começa a investigar o caso por conta própria e se depara com uma inimaginável maldição.
10/02 - A Mansão do Inferno (1980)

Sinopse: Rose Elliot (Irene Miracle) é uma jovem poetisa que habita uma casa de atmosfera estranha em Nova Iorque. Um dia, ela compra um livro chamado "As Três Mães" e se convence que sua casa foi lar de uma das mães do inferno descritas no livro. Com medo, ela liga para seu irmão Mark (Leigh McCloskey), que estuda em Roma, para que venha morar com ela. No entanto, uma colega de Mark investiga sobre a história e descobre que a faculdade também está relacionada ao mistério das três mães.

17/02- A Hora do Espanto (1985)

Sinopse:  Para o jovem Charley Webster (William Ragsdale) nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha a experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhos é explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent (Roddy McDowell), o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige (Chris Sarandon), um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela

24/02- Drácula de Bram Stoker (1992)
Sinopse: No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

SERVIÇO:
Mostra Universo Gótico: Bruxaria e Vampirismo no Cinema

Quando: Sextas-feiras de fevereiro de 2017, às 18h30

Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)

 


Comentários

blog comments powered by Disqus